Saúde, tempo e dinheiro

Hoje lembrei de uma conversa que tive certa vez com um amigo médico, falando sobre a vida e a carreira ele sintetizou a sua trajetória:

– Quando era jovem eu tinha tempo e saúde, mas não tinha DINHEIRO.

– Hoje tenho dinheiro e saúde, mas não tenho TEMPO.

– Quando me aposentar terei tempo e dinheiro de sobra, mas me faltará SAÚDE!

O que é uma carreira bem sucedida, então? Um cara acabado de tanto trabalhar que não viu seus filhos crescerem, cheio da grana e infeliz, que vai ter um ataque fulminante no meio do dia, e no último suspiro lembrará que tudo o que ele precisava fazer era ter dado um beijo na esposa quando saiu de casa, e ter olhado o desenho que seu filho deixara colado na geladeira, mas que ele não teve tempo, porque estava atrasado para uma reunião importantíssima.

Não, não pode ser.

time

Esse não é o final que escolhi, mas às vezes me esqueço que não temos mais escolha, ou temos? Difícil dizer, acho que só podemos mudar o canal da TV, do resto estamos presos ao destino. Correndo atrás de grana, como se tudo fosse grana, mas às vezes me esqueço que quase tudo tem preço e código de barras.

Será que o cara mais feliz do mundo é um fanfarrão que não gosta de trabalhar, pede dinheiro emprestado, usa sempre as mesmas roupas surradas, vai à praia de manhã, de tarde vai ao parque, olha “vale a pena ver de novo” acompanhado de uma tigela cheia de pipocas, mas tem todo o tempo para a sua família? Será?

Não sei dizer, talvez cada um seja feliz ao seu próprio modo. Cada um é um, a diferença é o que temos em comum.

Dizem que o segredo é viver no meio, força média, volume médio, nem tanto ao céu, nem tanto a terra, nem oito nem oitenta. Será?

Se você está esperando uma solução no final do texto, sinto decepcioná-lo, estou a cada dia com mais perguntas na cabeça do que respostas. De uma coisa eu sei, faça hoje o que tiver que ser feito, não perca tempo. A vida é um sopro…

Vida – Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido… (Confúcio)

Fiquem todos com DEUS!

Gracias a todos!