Lançamento de música SEM DISTRIBUIDORA DIGITAL – Vantagens e Desvantagens

Nando Ramos | Todos os direitos reservados.

Compartilhe esse conteúdo!

Será que é possível fazer um lançamento de música sem distribuidora digital?
Quais as vantagens e desvantagens de se fazer um lançamento dessa forma?

Fica comigo neste post, que eu vou te contar.

Fala galera, Nando Ramos aqui pra mais um conteúdo para vocês e é CLARO que você pode fazer um lançamento da sua música sem distribuidora digital.
Esse tipo de lançamento nas plataformas de streaming, nos aplicativos, é muito recente, existem outras formas de fazer um lançamento.

Agora, será que é vantagem fazer um lançamento de música sem distribuidora?
Deixa eu listar aqui pra vocês alguns serviços que você pode fazer o seu lançamento, sem depender de distribuidora, então o primeiro de todos, com certeza é o Youtube.

1- Youtube:
Lançamento de música SEM DISTRIBUIDORA DIGITAL

Lançamento do meu single “Bodas de Açúcar” no Youtube.

O que te impede de subir a sua música no seu canal do Youtube? Aliás, muitas pessoas acham que a agregadora, a distribuidora vai fazer isso pra você, mas ela não faz isso, você mesmo tem que subir a sua música, o seu clipe.

O Youtube é gratuito e tem muita visibilidade, já que é o segundo site mais acessado do planeta, perdendo apenas para o Google.
Eu acho até que é chover no molhado estar falando da importância do Youtube, no atual momento, mas eu quero reforçar a ideia: seu projeto musical tem que estar no Youtube.

Curso online “Lance & Monetize sua Música”

2- Soundcloud:
Lançamento de música SEM DISTRIBUIDORA DIGITAL

Outra plataforma que é bem conhecida entre os músicos é o Soundcloud, você também pode subir a sua música lá e divulgar para as pessoas, o serviço é gratuito até 3 horas de conteúdo, que para quem está começando já é o suficiente, né? Eu falo isso porque o Soundcloud tem alguns pacotes de serviço pago, mas no início você não precisa.

3- Palco MP3:

Outra plataforma que já é bastante antiga na internet é o palco Mp3, esse é um dos sites mais antigos de música independente que eu me lembro, fundado em 2003 pelos mesmos criadores do CifraClub, letras.mus.br, se você toca violão ou até outro instrumento você já acessou o Cifra Club pra aprender alguma música, inclusive, quando você sobe a sua música no Palco MP3, é possível fazer um link pra estes 2 serviços que eu citei.

4-Facebook/Instagram:
Outra opção é você subir a sua música no Facebook e ou no Instagram, sua música, seu clip, o Instagram já passou o facebook em acesso, então, você pode aproveitar esse “hype” para divulgar a sua música.

5-Musicoin:
Lançamento de música SEM DISTRIBUIDORA DIGITAL

E no final da lista, eu também vou citar uma plataforma que tinha tudo para “bombar”, mas acabou, não morrendo, mas não fez tanto sucesso quanto eu achei que faria que é o Musicoin. Eu tenho 2 vídeos no meu canal do Youtube, falando sobre o serviço. É uma plataforma totalmente independente e gera monetização através da Musicoin, uma cripto moeda como o bitcoin. Mas enfim, é uma plataforma e um aplicativo que você pode subir a sua música, totalmente gratuita, tanto pra vc quanto para os seus fãs e ouvintes.
Quais as vantagens e desvantagens de se fazer um lançamento dessa forma?
Vamos começar pelas vantagens:

Não precisa de conhecimento em documentação de direitos autorais para subir nessas plataformas.
São plataformas populares e gratuitas.

Plataforma Musicoin

Agora vamos falar sobre as desvantagens:

Exceto pela Musicoin, todas as outras plataformas não são monetizáveis. Ou seja, quando alguém dá “play” na sua música, ela escutou a sua música e só… Você não ganha nada a mais por isso.

No Youtube você pode monetizar o vídeo que tem a sua música, mesmo que essa música não tenha sido lançada por distribuidora, mas o seu canal precisa estar monetizado. 1000 inscritos e mais de 4000 horas de exibição nos últimos 12 meses. Mas até isso acontecer você não ganha nada.

Se alguém usar a sua música em outro canal, você não ganha nada. Quando você lança por distribuidora, esta realiza um serviço chamado “sincronização com Youtube”, através do Content id, você consegue monetizar quando alguém usa a sua música. *** Existem distribuidoras que não realizam esse serviço ou tem restrições a esse respeito, principalmente falando sobre serviços e planos gratuitos ***

Aliás , muitas destas plataformas permitem o download, ou seja, as pessoas podem baixar a sua música! Isso é muito polêmico, alguns artistas até apoiam essa prática, acham bacana porque é uma forma de “divulgação” entre aspas, mas eu não acho bacana não…

Você estará em “poucas plataformas de streaming”. Através das distribuidoras vc estará em vários serviços e aplicativos de música no mundo! Entre 100, 150, 200 serviços dependendo da distribuidora. Porque é interessante estar em vários serviços. O público está espalhado e sua música também precisa estar.

Pra resumir este post galera, essa é a minha humilde opinião, se você quer lançar a sua música, lance por uma distribuidora, como você pode ter notado são mais vantagens do que desvantagens, existem várias no mercado, no meu canal do Youtube tem review de várias para você conferir. Existem planos e distribuidoras gratuitas, então pela questão da grana, não é empecilho para você lançar, só leia bem o que essa distribuidora oferece no plano gratuito para depois você não se decepcionar, ok?

Curso Online Lance & Monetize sua Música

Tem muita gente que me pergunta: Nando, qual distribuidora digital você indica?
Se você me segue há algum tempo você sabe que eu uso a Cd Baby nos meus lançamentos, não sou patrocinado por ela, mas realmente ela tem me atendido e sim, ela preenche todos os requisitos que eu acredito que uma distribuidora tem que preencher, blz?

Mas não existe só a Cd Baby, existem várias outras, basta você clicar aqui e a acessar o meu RESUMÃO DAS DISTRIBUIDORAS.

Se você gostou desse post, se ele foi útil pra você, compartilhe com seus amigos músicos.

Um grande abraço e até a próxima, tchau!

Eu acredito que você também vai gostar de ler esses:

UM GUIA PASSO A PASSO PARA VOCÊ PROTEGER SUA MÚSICA CONTRA PLÁGIO E GARANTIR SEUS DIREITOS AUTORAIS E CONEXOS